Espiritismo
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A Doutrina Espírita muito tem se expandido e, segundo dados do ano 2005, conta com cerca de 15 milhões de adeptos espalhados entre diversos países,21 como, Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Bélgica,22 Estados Unidos, Japão, Alemanha, Argentina, Canadá,23 e, principalmente, alguns países americanos como Cuba, Jamaica e Brasil, sendo que este tem a maior quantidade de adeptos no mundo.24 4 Mas vale frisar que é difícil estipular a quantidade existente de espíritas, pois as principais estipulações sobre isso são baseadas em censos demográficos em que se é perguntado qual a religião dos cidadãos, porém nem todos os espíritas interpretam o Espiritismo como religião.25 26
A doutrina influencia principalmente um movimento social de instituições de caridade e saúde, que envolve milhões de pessoas em dezenas de países.14 Há nomes que são tidos como continuadores da doutrina, e de fundamental importância para sua expansão, entre eles: Augusto Elias da Silva, Antônio Wantuil de Freitas, Arthur Conan Doyle, Albert de Rochas, Alexandre Aksakof, Amalia Domingo Soler, Bezerra de Menezes, Camille Flammarion, Cairbar Schutel, Carlos Imbassahy, Cesare Lombroso, Chico Xavier, Deolindo Amorim, Divaldo Franco, Ernesto Bozzano, Eurípedes Barsanulfo, Fernando de Lacerda, Gabriel Delanne, Guillon Ribeiro, Gustave Geley, Haroldo Dutra Dias, Herculano Pires, Hernani G. Andrade, Hermínio C. Miranda, Ismael Gomes Braga, Jean Meyer, Léon Denis, Luciano dos Anjos, Manuel Quintão, Newton Boechat, Oliver Lodge, Paul Gibier, Raul Teixeira, Raymond Moody, Vera Kryzhanovskaia, Waldo Vieira27 , William Crookes, Yvonne Pereira e Zilda Gama .28
Índice
- 1 Etimologia e uso
- 2 História
- 3 Princípios
- 4 Obras básicas
- 5 Relação entre fenômenos espíritas e a ciência
- 6 Relação entre Espiritismo e posições religiosas
- 7 Organizações
- 8 Espiritismo no mundo
- 9 Temática espírita na mídia audiovisual
- 10 Dissidências
- 11 Referências
- 12 Bibliografia
- 13 Notas
- 14 Ver também
- 15 Ligações externas
Etimologia e uso
Contudo, a utilização do termo, cuja raiz é comum a diversas nações ocidentais de origem latina ou anglo-saxônica, fez com que ele fosse rapidamente incorporado ao uso cotidiano para designar tudo o que dizia respeito à alegada comunicação com os espíritos. Assim, por espiritismo, entendem-se hoje as várias doutrinas religiosas e/ou filosóficas que crêem na sobrevivência dos espíritos à morte dos corpos, e, principalmente, na possibilidade de se comunicar com eles, casual ou deliberadamente, via evocações ou espontâneamente. Essa apropriação do termo cunhado por Kardec, por parte de adeptos de outras tradições espiritualistas, é criticada pelos seguidores contemporâneos do pedagogo francês, que o reivindicam para designar a sua doutrina específica.
O termo "kardecista" é repudiado por parte dos adeptos da doutrina que reservam a palavra "espiritismo" apenas para a doutrina tal qual codificada por Kardec, afirmando não haver diferentes vertentes dentro do espiritismo, e denominam correntes diversas de "espiritualistas"29 . Estes adeptos entendem que o espiritismo, como corpo doutrinário, é um só, o que tornaria redundante o uso do termo "espiritismo kardecista". Assim, ao seguirem os ensinamentos codificados por Allan Kardec nas obras básicas (ainda que com uma tolerância maior ou menor a conceitos que não são estritamente doutrinários, como a apometria), denominam-se simplesmente "espíritas", sem o complemento "kardecista".29 A própria obra desaprova o emprego de outras expressões como "kardecista", definindo que os ensinamentos codificados, em sua essência, não se ligam à figura única de um homem, como ocorre com o cristianismo ou o budismo, mas a uma coletividade de espíritos que eles acreditam que se manifestaram através de diversos médiuns naquele momento histórico, e que se esperava que continuassem a comunicar, fazendo com que aquele próprio corpo doutrinário se mantivesse em constante processo evolutivo, o que não se teria verificado, já que as obras básicas teriam permanecido inalteradas desde então. Outra parcela dos adeptos, no entanto, considera o uso do termo "kardecismo" apropriado.30 O uso deste termo é corroborado por fontes lexicográficas como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa31 , o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa32 , o Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa33 e o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa.34
José Lacerda de Azevedo, médico espírita brasileiro, compreendia o kardecismo como uma "prática ou tentativa de vivência da Doutrina Espírita" criado por brasileiros "permeada de religiosidade, com tendência a se transformar em crença ou seita".35
As expressões nasceram da necessidade de alguns em distinguir o "espiritismo" (como originalmente definido por Kardec) dos cultos afro-brasileiros, como a Umbanda. Estes últimos, discriminados e perseguidos em vários momentos da história recente do Brasil, passaram a se auto-intitular espíritas (em determinado momento com o apoio da Federação Espírita Brasileira36 ), num anseio por legitimar e consolidar este movimento religioso, devido à proximidade existente entre certos conceitos e práticas destas doutrinas. Seguidores mais ortodoxos de Kardec, entretanto, não gostaram de ver a sua prática associada aos cultos afro-brasileiros, surgindo assim o termo "espírita kardecista" para distingui-los dos que passaram a ser denominados como "espíritas umbandistas".
História
Ver também: Espiritualismo
Busto de Allan Kardec, o codificador e sistematizador da Doutrina Espírita.
Em 1855, o professor Denizard Rivail, que depois adotou o pseudônimo de Allan Kardec, pretendia investigar o fenômeno que muitas pessoas afirmavam ter experimentado na época, das mesas girantes ou dança das mesas, em que mesas e objetos em geral pareciam animar-se com uma estranha vitalidade. Apesar de inciais afirmações bastante duvidosas em relação ao fenômeno "Eu crerei quando vir e quando conseguirem provar-me que uma mesa dispõe de cérebro e nervos, e que pode se tornar sonâmbula; até que isso se dê, deem-me a permissão de não enxergar nisso mais que um conto para dormir em pé",37 assegura-se que após dois anos de pesquisas, não tinha constatado um motivo para englobar todos os acontecimentos dessa ordem no âmbito das falácias e/ou charlatanices. Pessoalmente convencido não só da realidade do fenômeno, que considerou essencialmente real apesar das mistificações existentes, mas também acreditando que eles eram realmente causados por influência de espíritos, Rivail, passou a promover novos métodos de estudo para a identificação deste e outros fenômenos do tipo mas sagrou-se principalmente a divulgar suas concepções sobre consequências ético-morais a eles relacionadas. Como chegou a afirmar, "O verdadeiro Espírita não é aquele que crê nas manifestações, mas aquele que aproveita o ensinamento dado pelos Espíritos. De nada serve crer, se a crença não o faz dar um passo à frente no caminho do progresso, e não o torna melhor para o seu próximo".38 39
Quanto à sua formação, foi discípulo de Pestalozzi (discípulo por sua vez de Rousseau) e membro de diversas sociedades acadêmicas.14 37 40 O seu principal intuito como espírita era dar algum suporte à espiritualidade humana numa época em que a ciência avançava a passos largos e as religiões perdiam cada vez mais adeptos. Kardec julgava ter encontrado um novo modo de pensar o real, que uniria, de forma ponderada, a ascendente ciência e a decadente religião. Assim, Kardec defendia que fazia uso do empirismo científico para investigar os fenômenos, da racionalidade filosófica para dialogar com o que presumiu serem espíritos e analisar suas proposições, e buscou extrair desses diálogos consequências ético-morais úteis para o ser humano. Surgia aí, mais precisamente em 18 de abril de 1857, a doutrina espírita, sistematizada na primeira edição de O Livro dos Espíritos.
Nos Estados Unidos, desde os primórdios de seu aparecimento, o Espiritismo tem sido mais comumente denominado "Moderno Espiritualismo", em face da introdução de um caráter científico-filosófico-religioso novo nas ideias já existentes do espiritualismo. Nos países de língua inglesa, assim como boa parte da europa, o espiritismo ainda é considerado, primordialmente, uma ciência de observação dos fenômenos espiritualistas (uma espécie de "espiritualismo científico ou experimental") e, muito menos, como uma religião.41 O Espiritualismo norte-americano e inglês evoluiu de forma bem diferente do que é conhecido como Espiritismo ou Doutrina Espírita, conforme codificado por Allan Kardec.42
Primeiras observações
Diversas personalidades famosas compareciam às sessões mediúnicas de Daniel Dunglas Home no séc. XIX.43
Na filosofia antiga também há exemplos: nos Diálogos de Platão, este fala sobre o daimon ou gênio que acompanharia Sócrates.
Muitos espíritas adotam a data de 31 de março de 1848 (início dos acontecimentos mediúnicos na residência das Irmãs Fox em Hydesville, EUA) como o marco inicial das modernas manifestações mediúnicas, alegadamente mais ostensivas e frequentes do que jamais ocorrera, o que levou muitos pesquisadores a se debruçarem sobre tais fenômenos.45 No entanto, para Sir Arthur Conan Doyle e vários outros espíritas, o marco inicial das modernas manifestações mediúnicas foi na verdade Emanuel Swedenborg, polímata sueco do século XVII. Segundo Conan Doyle, a espiritualidade de Swedenborg marcou o início da era em que fenômeno mediúnico deixou de ter caráter esporádico, para transformar-se numa espécie de "invasão espiritual organizada" na Terra.46
Estudo sobre as mesas girantes
Segundo os biógrafos, Allan Kardec foi convidado por Fortier, um amigo estudioso das teorias de Mesmer, a verificar o fenômeno das mesas girantes com a disposição de observar e analisar os fenômenos que despertavam curiosidade no século XIX.As primeiras manifestações tidas como mediúnicas aconteceram por meio de mesas se levantando e batendo, com um dos pés, um número determinado de pancadas e respondendo, desse modo, sim ou não, segundo fora convencionado, a uma questão proposta.
Kardec, analisando esses fenômenos, concluiu que não havia nada de convincente neste método para os céticos, porque se podia acreditar num efeito da eletricidade, cujas propriedades eram pouco conhecidas pela ciência de então. Foram então utilizados métodos para se obter respostas mais desenvolvidas por meio das letras do alfabeto: o objeto móvel, batendo um número de vezes corresponderia ao número de ordem de cada letra, chegando, assim, a formular palavras e frases respondendo às perguntas propostas.
Kardec concluiu que a precisão das respostas e sua correlação com a pergunta não poderiam ser atribuídas ao acaso. O ser misterioso que assim respondia, quando interrogado sobre sua natureza, declarou que era um espírito ou gênio, deu o seu nome e forneceu diversas informações a seu respeito.
Princípios
"Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei", em francês no túmulo de Kardec.
O Espiritismo pretende chegar à compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas clássicas de conhecimento, que seriam a ciência, a filosofia e a religião. A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre as três, visando à obtenção de uma forma original que, a um só tempo, fosse mais abrangente e mais profunda, para desta forma melhor compreender a realidade.6 47 Kardec sintetiza o conceito com a célebre frase: “Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão em todas as épocas da humanidade”48 .
Segundo o filósofo espírita Herculano Pires, "Filosofia Espírita, como disse Kardec, pertence genericamente ao que costumamos chamar Filosofia Espiritualista, porque a sua visão do Universo não se prende à Matéria, mas vai até o Espírito, que considera como causa de tudo o que percebemos no plano material. Englobando na sua interpretação cosmológica a Ciência Espírita, e tendo como conseqüência a Religião Espírita, a Filosofia Espírita encerra em si mesma toda a doutrina."47 39
É importante ressaltar ainda que, quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que os elementos integrantes do universo natural - matéria e radiação - acreditando assim em quaisquer entidades transcendentes ao universo tangível é, por definição, espiritualista, independente de sua religião, sendo, portanto, o espiritualismo enquanto oposição ao materialismo, o pilar fundamental da maioria das doutrinas religiosas. No caso do espiritismo, a principal diferença entre esta doutrina e a maioria das demais religiões é sua crença na possibilidade de comunicação entre o mundo corporal e o mundo espiritual, contudo, a fé nesta possibilidade de comunicação gera grande confusão por parte dos leigos entre a doutrina espirita e as religiões afro-brasileiras, contudo, cada uma delas possui origens completamente distintas umas das outras.
Allan Kardec, em "Obras Póstumas", propõe que o espiritismo seja uma doutrina natural, passível de ser interpretada ou não como religião pelos homens, isto é, capaz de colocar o homem – ou o espírito – diretamente em relação com Deus.
Fundamentos principais
A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos (princípios):49 50 51- Existência e unicidade de Deus, rejeitando o dogma da Santíssima Trindade (Conforme está na primeira questão de "O Livro dos Espíritos" - "Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas". Também é algo e não alguém52 );
- O universo é criação de Deus, incluindo todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais, que por sua vez, todos estão destinados a lei de evolução;
- Existência e imortalidade do espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina que está ligado ao corpo físico através de um conectivo "semimaterial" denominado de perispírito;
- Volta do espírito à matéria (reencarnação), tantas vezes quanto necessário, como o mecanismo natural para se alcançar o aperfeiçoamento material e moral. No entanto, para a doutrina, a perfeição é sempre relativa porque totalmente perfeito só Deus o é. Os espíritas rejeitam a crença na metempsicose;
- Conceito de "criação igualitária" de todos os espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição, com aptidões idênticas para o bem ou para o mal, dado o livre-arbítrio;
- Possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), por meio da mediunidade (também denominada comunicabilidade dos espíritos). Essa comunicação é realizada com o auxílio de pessoas com determinadas capacidades - os médiuns como, por exemplo, na chamada "escrita automática" (psicografia).53 ;
- Lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos, segundo a qual nossa condição atual é resultado de nossos atos passados e nossos pensamentos, palavras e atos constroem diariamente nosso futuro (Quem semeia o bem, colhe o bem. Quem semeia o mal, colhe o mal);
- Pluralidade dos mundos habitados materiais e espirituais: a Terra não é o único planeta com vida inteligente no universo, bem como os planetas possuem mundos espirituais habitados (por exemplo, Umbral com suas colônias espirituais e os planos espirituais superiores);
- Jesus, criado por Deus, é o guia e modelo para toda a humanidade.54 Segundo o espiritismo, a moral cristã contida nos evangelhos canônicos é o maior roteiro ético-moral de que o homem possui, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.55
- Fora da caridade não há salvação. Para o espiritismo15 a única maneira de o homem evoluir é através da prática da caridade, seja ela material (ajuda financeira ou algo que diga respeito ao mundo concreto) ou espiritual (ouvir alguém que está com um problema, dar conselhos, ser compreensivo, perdoar incondicionalmente, entre outros).
- A noção de continuidade da responsabilidade individual por toda a existência do espírito;
- Progressividade do princípio espiritual dentro do processo evolutivo em todos os níveis da natureza;
- Ausência total de hierarquia sacerdotal;
- Abnegação na prática do bem, ou seja, não se deve cobrar pela prática da caridade, nem o fazer visando a segundas intenções. Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do evangelho: “Dai de graça o que de graça recebestes”;
- Uso de terminologia e conceitos próprios, como, por exemplo, perispírito, mediunidade, centro espírita;
- Total ausência de exorcismos, fórmulas, palavras sacramentais, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais, amuletos, talismãs, culto ou oferenda a imagens ou altares, danças, procissões ou atos semelhantes, paramentos, andores, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso e fumo, práticas exteriores ou quaisquer sinais materiais;
- Ausência de rituais institucionalizados, a exemplo de batismo, culto ou cerimônia para oficializar casamento;
- Incentivo ao respeito para com todas as religiões e opiniões.
Obras básicas
Publicação do livro O Que é o Espiritismo? de 1868 em Paris.
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- O Livro dos Espíritos
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- O Livro dos Médiuns
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- O Evangelho Segundo o Espiritismo
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- O Céu e o Inferno
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- A Gênese
Além destas obras, outras são adicionadas como complementares
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- O Que é o Espiritismo?
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- Revue Spirite
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- Obras Póstumas
Relação entre fenômenos espíritas e a ciência
Método Cientifico e "Ciência Espírita"
Nos primeiros anos do Espiritismo, o naturalista Alfred Russel Wallace investigou sessões mediúnicas e se tornou espírita.
Existe certamente uma diversidade de alegadas práticas que vêm suscitando curiosidade dos pesquisadores de "fenômenos espirituais" em geral - a exemplo a psicografia, desdobramento espiritual, experiência de quase morte, Fenómeno da voz eletrónica, retrocognição, premonição, incorporação, psicofonia, psicometria, xenoglossia, obsessão espiritual, medicina espiritual, clarividência, clariaudiência, poltergeist, psicopictografia, fotografia espírita, filmagem espírita, ectoplasmia, telepatia, psicoquinesia, levitação, radiestesia, etc.
Frente a essa diversidade de fenômenos é que Kardec, no preâmbulo de "O que é o Espiritismo", afirma que o espiritismo "é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal", e é dentro dessa perspectiva é que define-se o que naquele momento se chamou de "ciência espírita"nb 1 , tendo esta por objeto central de estudo o espírito e por metodologia um conjunto de princípios teórico-metodológicos próprios que, ao menos em definição, far-se-iam sempre compatíveis com o estabelecido pela ciência propriamente dita - via método científiconb 2 .
É fazendo-o sempre com base nos princípios metodológico-teóricos acima definidos, sempre esmerando-se em distinguir os acontecimentos que considerava legítimos daqueles verossímeis de charlatanismo e daqueles oriundos da simples imaginação superexcitada pela fé, que Kardec analisou, na "Revue Spirite" (Revista espírita) - dirigida por ele até sua morte - vários dos relatos de fenômenos aparentemente mediúnicos oriundos de diversas partes do mundo.
É diante do acima exposto que mostra-se importante frisar que o termo "ciência", quando associado ao espiritismo, transcende a "ciência" que se encontra atrelada a cadeiras como física, química, biologia ou qualquer das demais cadeiras que integram as ditas ciências naturais - ou mesmo as ciências sociais - áreas últimas também condizentes, ao menos em princípio, com a definição estrita de "ciência", onde um estudo científico - uma teoria científica - deve necessariamente obedecer a todas as delimitações e restrições definidas pelo método científico. Ressalta-se assim que os aludidos fatos defendidos pelos seguidores da doutrina como verídicos, embora tenha sobrevivido ao escrutínio de veracidade mediante testes definidos pela metodologia própria à doutrina, não sobrevivem os escrutínios condizentes apenas com o método científico, e nenhum deles implicou, até a presente data, fato científico propriamente dito. Mesmo esforçando-se para manter-se em consonância com essa, espiritismo não é, frente ao rigor da definição, ciência.nb 3 nb 4 72 73
Jim Tucker, M.D., é um dos cientistas continuadores da famosa pesquisa de Ian Stevenson que defende conceitos como reencarnação e mediunidade.
O norte-americano Dr. Raymond Moody é outro cientista muito aclamado por seus estudos que defendem conceitos espíritas, ele é autor do best seller Vida Depois da Vida e é considerado o principal responsável pelo surgimento do interesse popular nas experiências de quase morte.83 84 28
Mesmo que estudados por várias personalidades de renome que acabaram por contribuir de outras formas, significativas ou não, à ciência em sua acepção moderna, as metodologias utilizadas pelas correntes espíritas são até hoje diferentes ou transcendem o método científico, e por tal o espiritismo permanece, hoje mais do que outrora, notoriamente muito mais atrelado às religiões do que às academias científicas propriamente ditas.nb 5 85 86
Concluindo-se que o Espiritismo tenha importado, a fim de estruturar seu corpo de conhecimento, muito da metodologia científica, mostra-se importante ressaltar que ele desenvolve-se sobre princípios que transcendem os rigores dessa metodologia, de forma que vários dos resultados e fenômenos dentro do Espiritismo entendidos como válidos perante sua metodologia própria não se sustentam frente à metodologia científica - essa estabelecida com base e princípios certamente mais rigorosos e restritivos. Quando o termo ciência é usado com acepção estrita (acadêmica), tais extrapolações ao método cientifico, embora internamente úteis ao validarem vários preceitos da doutrina, impedem a classificação do Espiritismo como ciência; e essa doutrina não constitui cadeira científica, mesmo compartilhando com a ciência de outrora o estudo de vários fenômenos, e nela encontrando-se por vezes referências frequentes a vários cientistas de renome. O termo ciência a vigorar junto ao espiritismo caracteriza-se por acepção lata e não estrita na grande maioria dos casos, sobretudo na atualidade.
Muitos cientistas e intelectuais renomados empenharam-se em investigações sobre a mediunidade e suas implicações para as relações mente-cérebro, entre eles: Allan Kardec, Alexander Moreira-Almeida, Alfred Russel Wallace, Alexandre Aksakof, Cesare Lombroso, Camille Flammarion, Carl Jung, Cesare Lombroso, Charles Richet, Gabriel Delanne, Frederic Myers, Hans Eysenck, Henri Bergson, Ian Stevenson, J. J. Thomson, J. B. Rhine, James H. Hyslop, Johann K. F. Zöllner, Lord Rayleigh, Marie Curie, Oliver Lodge, Pierre Curie, Pierre Janet, Théodore Flournoy, William Crookes, William James e William McDougall.87 88
Medicina
Ver também: Tratamento espiritual e Terapia de vidas passadas
Em termos de Medicina, indivíduos com sintomas como audição ou visão de espíritos já foram apontados como sendo portadores de transtornos mentais mas há muito, com as atualizações da Classificação internacional de doenças, a Medicina reconhece que esses sintomas não possuem necessariamente causas patológicas.89 É importante também lembrar que a Organização Mundial de Saúde
define "saúde" como o "estado de completo bem-estar físico, mental e
social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade",90 definição que não sofreu emendas desde a fundação da Organização, em 194891 .A Classificação internacional de doenças (CID) em sua décima atualização, a CID-10, prevê, em seu item F.44.3 os chamados "Estados de transe e de possessão", definidos como:
- "Transtornos caracterizados por uma perda transitória da consciência de sua própria identidade, associada a uma conservação perfeita da consciência do meio ambiente."
- "Devem aqui ser incluídos somente os estados de transe involuntários e não desejados, excluídos aqueles de situações admitidas no contexto cultural ou religioso do sujeito.92
A expressão "possessão" figura no referido item da CID com acepção que remete aos estados de agitação demasiada, de agressividade ou mesmo de fúria; e mediante tal acepção a leitura do item associado em íntegra implica, nitidamente, o não reconhecimento da tal causa "espiritual" (vide alínea). Argumento em favor da asserção inicial deriva também do fato de que o reconhecimento de tal causa pela Organização Mundial de Saúde implicaria a inserção compulsória dessa na CID bem como a necessidade de tratamento ou acompanhamento específicos visto serem tais estados de "possessão" prontamente reconhecidos, antes de mais nada pelos próprios espiritualistas, como situações muitas vezes prejudiciais à saúde do "possuído" e que requerem por tal tratamento ou mesmo acompanhamento "espiritual" imediato, tratamentos esses certamente fornecidos - segundo suas crenças - pelos referidos grupos ou autoridades religiosas capacitadas junto aos seus templos ou ambientes de reuniões; contudo não definidos, estabelecidos, tampouco cogitados pela Organização Mundial de Saúde.95 96 97
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, conhecido como "O Médico dos Pobres" e "O Kardec Brasileiro".98
A relação do Espiritismo em si com a medicina é profunda, estando presente em muitos livros espíritas e havendo inclusive a Associação Médico-Espírita Internacional, que congrega associações médico-espírita de diversos países. O Espiritismo constitui um amplo movimento internacional de instituições de caridade e saúde, como se constata principalmente através da existência de tais associações, inúmeros hospitais e centros espíritas e uma notória promoção da homeopatia.14 100
O médico e político Dr. Bezerra de Menezes, espírita, escreveu o clássico livro "A Loucura sob Novo Prisma", buscando principalmente relacionar a questão dos transtornos mentais com o Espiritismo e assim promover a aplicação de meios mais eficazes de tratamento no campo da saúde mental.101
Atualmente o psiquiatra e parapsicólogo Dr. Alexander Moreira-Almeida, diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é um dos principais nomes no estudo científico da relação entre saúde e experiências espirituais, principalmente a mediunidade.102 88
Relação entre Espiritismo e posições religiosas
Não há consenso entre os espíritas sobre o Espiritismo ser ou não uma religião,25 26 apesar da doutrina constar como religião em pesquisas demográficas. A causa disto é o tríplice aspecto do Espiritismo que permite classificá-lo como "ciência-filosofia-religião",6 7 8 9 10 desta forma um conhecimento triplo que permite a união dessas três formas de pensamento. O médium e filantropo espírita Chico Xavier define e completa a ideia da seguinte forma — De maneira que se tirarmos a religião do Espiritismo fica um corpo sem coração, se tirarmos a ciência fica um corpo sem cabeça e se tirarmos a filosofia fica um corpo sem membros.'103 26 No preâmbulo do livro "O Que É o Espiritismo?", Allan Kardec afirma que o Espiritismo é, ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que emanam essas mesmas relações. Há ainda quem conteste o aspecto religioso do Espiritismo, contudo no livro publicado pelo codificador, intitulado "O Espiritismo na sua mais simples expressão",104 105 claramente ele assegura: Do ponto de vista religioso o Espiritismo tem por base as verdades fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma, a imortalidade, as penas e as recompensas futuras, sendo, porém, independente de qualquer culto em particular. Seu objetivo é provar àqueles que negam, ou que duvidam, que a alma existe, que ela sobrevive ao corpo e que sofre, após a morte, as consequências do bem e do mal que praticar durante a vida corpórea: o objetivo de todas as religiões.39 . Kardec ainda esclarece que Espiritismo é religião no Discurso de Abertura da Sessão Anual Comemorativa do dia dos Mortos (Sociedade de Paris, 1º de novembro de 1868), em que diz: Se é assim, perguntarão, então o Espiritismo é uma religião? Ora, sim, sem dúvida, senhores! No sentido filosófico, o Espiritismo é uma religião, e nós nos vangloriamos por isto, porque é a Doutrina que funda os vínculos da fraternidade e da comunhão de pensamentos, não sobre uma simples convenção, mas sobre bases mais sólidas: as próprias leis da Natureza.106A posição oficial da Igreja Católica proíbe terminantemente aos seus fiéis assistir a sessões mediúnicas realizadas ou não com auxílio de médiuns espíritas - mesmo que estes pareçam ser honestos ou piedosos - quer interrogando os espíritos e ouvindo suas respostas, quer assistindo por mera curiosidade. Posições similares têm as religiões protestantes.
A Doutrina Espírita, por sua vez, afirma respeitar todas as religiões e doutrinas, e valorizar todos os esforços para a prática do bem e diz trabalhar pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens,107 embora rejeite firmemente, reitere-se, dogmas fundamentais das outras religiões monoteístas; no caso particular do cristianismo, destacam-se o da divindade de Cristo, o da Santíssima Trindade, o da salvação/justificação pela graça (mais que pelas obras/esforços individuais), e o da existência e importância da Igreja como entidade espiritual, não apenas humana.
Cristianismo
Cristianismo e Espiritismo, livro de 1898 do filósofo Léon Denis, que liga a moral cristã e as leis morais do Espiritismo.
Os espiritistas (tradução muito usada durante as primeiras décadas do século XX para o neologismo francês spirite) ou espíritas, afirmam-se cristãos e atribuem à doutrina espírita o caráter de uma doutrina cristã, já que consideram seguir os ensinamentos morais de Jesus. Entretanto, essa associação entre o espiritismo e o cristianismo é contestada pelas religiões de tradição judaico-cristã, sob a alegação de que, embora partilhem de valores morais semelhantes, a rejeição espírita a diversos dogmas bíblicos e teológicos preconizados por elas inviabilizaria a conceituação do espiritismo como cristão.
Os espíritas fundamentam sua defesa do caráter cristão da doutrina espírita no fato de Allan Kardec defender que a moral cristã, isenta dos dogmas de fé a ela associados, seria o que de mais próximo a um código de ética divino e racional o homem possui. Os espíritas argumentam que os dogmas foram elaborados ao longo dos séculos pela Igreja Católica, não sendo, por isso, necessário segui-los para ser cristão. Além disso, o item 625 d'O Livro dos Espíritos afirma ser Jesus o maior exemplo moral de que dispõe a humanidade, apesar de o espiritismo negar a ele qualquer carácter efetivamente divino.109
A professora Dora Incontri, pós-doutorada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, também defende o caráter cristão da doutrina espírita, apontando, na proposta estruturada por Allan Kardec, um novo modelo de religião, alheio a dogmas, fórmulas, hierarquias sacerdotais e baseado eminentemente no aspecto ético-moral do indivíduo. Considera ainda Jean-Jacques Rousseau e Johann Heinrich Pestalozzi como os dois grandes precursores da ideia de uma "religiosidade natural", predominantemente moral, e defende que "evidenciou-se com a publicação de "O Evangelho segundo o Espiritismo" e de "O Céu e o Inferno" que, embora não o confessasse, ele [Kardec] estava fazendo uma nova leitura do Cristianismo".110
O conceito bíblico
Sermão da Montanha
As bem-aventuranças são 9 ensinamentos que Jesus proferiu no Sermão da Montanha, segundo o Novo Testamento, Mateus 5:1-12. Para o espiritismo estes ensinamentos são de grande importância, a seguir serão apresentados sobre a óptica espírita."Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados." "–Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados." "–Bem aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus" (Mateus, 5:4, 6 e 10). Segundo o espiritismo, somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. A fé no porvir pode consolar e infundir paciência no espírito que suporta as diversas anomalias terrestres com calma e resignação. Todavia não justifica as causas da diversidade dos males, das desigualdades entre o vício e a virtude, das deformidades e dos flagelos naturais. As vicissitudes da vida podem dividir-se em duas partes de acordo com a ótica espírita: umas tem suas explicações na vida presente, enquanto outras se encontram fora desta vida. Esta ultima causa na visão espírita é explicada pela pluralidade das existências em que o espírito encarnado paga os males que cometeu em vidas anteriores.111
"Bem aventurados os pobres de espírito, pois que deles é o reino dos céus" (Mateus, 5:3). No entender da doutrina espírita, Jesus promete o reino dos céus aos simples e humildes em referência as qualidades morais do indivíduo.112
"Bem aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus" (Mateus 5:8). A pureza do coração assemelha-se ao principio da simplicidade e humildade, que exclui toda ideia de orgulho e de egoísmo. Segundo o espiritismo, o emblema de pureza que Jesus toma pela infância não deve ser tomado ao pé da letra, "Então lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai que venham a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele", Marcos 10:13-15. O espírito da criança não podendo ainda manifestar suas tendências para o mal, representa, momentaneamente, a imagem da inocência e da candura assemelhando-se aos espíritos puros. Contudo, as ações [boas ou más] tomadas pelo espirito antes de encarnar irão refletir, pouco a pouco, no seu comportamento como espirito encarnado. Portanto, na medida em que o espírito encarnado vai desenvolvendo sua estrutura física, desenvolve também sua estrutura psíquica que encontra as características comportamentais correspondentes a conduta real do próprio espírito.113
"Bem aventurados os brandos, por que possuirão a Terra." "–Bem-aventurados os pacíficos, por que serão chamados filhos de Deus" (Mateus, 5:5 e 9). Segundo o espiritismo, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei.114
"Bem aventurados os que são misericordiosos, por que obterão misericórdia" (Mateus 5:7). A misericórdia consiste no perdão das ofensas, para a doutrina espírita o sacrifício que mais apraz a Deus é a reconciliação com os adversários, conforme está em Mateus 5:23-24.115
Segundo o espiritismo, toda a moral cristã se resume neste axioma:
Fora da caridade não há salvação. |
— Evangelho de Mateus, 22:34-40; e Paulo Coríntios I, 13:1-7 e 13.nb 7 nb 8
|
Reencarnação
Para boa parte das religiões cristãs, a reencarnação está em desconformidade aos ensinamentos da Bíblia, a ressurreição, ao conceito de salvação e do eterno suplício.116 117 Exemplificam a passagem do apostolo Paulo que determina o estado de toda a humanidade após a morte. "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo..." (Hebreus 9:27). Concluindo que o "juízo" refere-se a "condição final" em que todos os humanos serão julgados, vivos e mortos, estes últimos ressuscitarão.Para a doutrina espírita, entretanto, a reencarnação foi confundida pelo nome de ressurreição, que significa literalmente "voltar à vida", resultando as diversas causas de anfibologia. A crença de que o homem poderia reviver é antiga e fazia parte dos dogmas judeus, porém não era determinado de que maneira o fato iria ocorrer, pois apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e de sua ligação com o corpo.118 Segundo alguns adeptos do espiritismo, o apostolo Paulo na citação anterior, desvenda a duvida referente à ressurreição e desfaz a crença da volta do espírito no corpo que já está morto para morrer segunda vez no mesmo, sobretudo quando os elementos da matéria orgânica já se acham dispersos e absorvidos pelo tempo, pois todos os homens morrem apenas uma vez a cada existência corpórea.119 120 Afirmam ainda que o "juízo" refere-se ao estado individual (não coletivo) que sucede a morte do corpo (erraticidade).121 Embora não resolva profundamente o problema da ambiguidade diversas passagens bíblicas enfatizam a reencarnação, segundo o espiritismo, em Job 14:10-14nb 9 , Marcos 6:14-16, Marcos 9:11-13, e João 3:1-12.
Lei da Evolução
O juízo final, representa, segundo a doutrina espírita, o processo de Regeneração da Humanidade, no qual a Terra sofrerá uma lenta transformação físico-moral, em que se separarão os espíritos que desejam seguir o caminho do bem daqueles que permanecerem no mal — evento simbolizado na parábola do julgamento das nações no Evangelho de Mateus 25:31-46,122 e pela parábola do trigo e do joio em Mateus 13:24-30.123 124 Todavia, essa desagregação não fará com que os "espíritos imperfeitos" permaneçam eternamente no sofrimento (situação semelhante encontrada no Evangelho de Lucas 15)125 126 , pois tudo que há no universo está destinado à lei de evolução.127A lei de evolução está intimamente ligada à reencarnação e a lei de causa e efeito. A doutrina espírita explica que, sendo o espírito dotado de livre-arbítrio, este responderá pelo bem ou mal que proporcionar a si mesmo e aos outros. A lei de causa e efeito procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um motivo justo que gera uma consequência proveitosa para o espírito. Através da reencarnação o espírito pode provar as experiências adquiridas na pratica do bem ou reparar o mal que praticou em anteriores encarnações.
Mediunidade
Já para a doutrina espírita, a Bíblia não condena a prática mediúnica em si, pois esta seria fundamentada em um fenômeno natural. A condenação bíblica seria, na verdade, a mesma do movimento espírita: condena-se o uso dos recursos mediúnicos para finalidades frívolas, fraudulentas ou com objetivos de ganhos materiais ou econômicos do médium, já que a mediunidade deve ser gratuita, com o único objetivo de exercer a caridade. Segundo o espiritismo, diversas passagens bíblicas exemplificariam a fenomenologia mediúnica, a exemplo de I Samuel 9:9, II Crônicas 16:7, e Mateus 17:1-8.
Ao mesmo tempo, a postura da Doutrina Espírita propõe que se avaliem os textos bíblicos, quando verdadeiramente originais, de forma crítica, levando em conta o seu patamar simbólico, em função dos recursos vocabulares e figuras de linguagem disponíveis à época, em ensinamentos dirigidos a um povo simples e sem repertório, e, consequentemente, desprovido das complexidades e riquezas linguística, cultural e material necessárias para a compreensão de conceitos que nem mesmo o homem atual, como todas as suas aquisições intelectuais, é capaz de compreender em toda a sua profundidade.
Organizações
Federação Espírita Brasileira
Sede da Federação Espírita Brasileira em Brasília.
Conselho Espírita Internacional
Ver também: Conselho Espírita Internacional
O Conselho Espírita Internacional
(CEI) é um organismo resultante da união das associações
representativas dos movimentos espíritas nacionais e atualmente possui
35 países associados. Foi constituído em 28 de novembro de 1992 em
Madrid, na Espanha. Seus objetivos são:- Promoção da união solidária e fraterna das instituições espíritas de todos os países e a unificação do movimento espírita mundial;
- Promoção do estudo e da difusão da Doutrina Espírita em seus três aspectos básicos, quais sejam o científico, o filosófico e o religioso;
- Promoção da prática da caridade material e moral, conforme ensina a Doutrina Espírita.
Confederação Espírita Pan-Americana
Ver também: Confederação Espírita Pan-Americana
A Confederação Espírita Pan-Americana,
fundada em 5 de outubro de 1946 na Argentina, é uma instituição
internacional, que congrega majoritariamente espíritas da América
Latina. A CEPA possui instituições adesas e filiadas em diversos países,
e defende uma visão laica
a respeito do espiritismo. A organização assume posicionamentos
polêmicos entre os espíritas, como a desvinculação entre a doutrina e o
cristianismo e a necessidade de se atualizar o espiritismo em face da
ciência. Desde o dia 13 de outubro de 2000, a sede da CEPA passou a ser
Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A atuação da CEPA no Brasil se dá,
principalmente, através de eventos promovidos por instituições adesas,
como o Fórum do Livre Pensar Espírita e o Simpósio Brasileiro do Pensamento Espírita.Associação Médico-Espírita Internacional
Ver também: Associação Médico-Espírita do Brasil
A Associação Médico-Espírita Internacional
(AME – INTERNATIONAL) foi fundada a 4 de junho de 1999, em São Paulo,
Brasil. A associação tem como missão congregar as Associações
Médico-Espíritas dos diversos países e tem como finalidade o estudo da
Doutrina Espírita e de sua fenomenologia, tendo em vista a sua relação e
integração com os campos da Ciência, em particular da Medicina, da
Filosofia e da Religião. Para cumprir essa missão, estimula ou apóia a
realização de estudos, cursos, experiências e pesquisas científicas,
visando a aplicação do paradigma médico-espírita. Atualmente a
AME-INTERNATIONAL possui 9 países integrados e tem realizado inúmeros
eventos em vários países dos continentes americano e europeu.128Espiritismo no mundo
De 1857, ano do lançamento do Livro dos Espíritos, a 1869, ano do falecimento de Kardec, o Espiritismo conseguiu 7 milhões de adeptos.129 Segundo dados do ano 2005, o Espiritismo possui cerca de 15 milhões de adeptos ao redor do mundo,130 e segundo dados do ano 2010, o Brasil - país com mais adeptos4 131 - conta com cerca de 3,8 milhões de espíritas.132 133 O Conselho Espírita Internacional (CEI) tem 36 países membros, sendo eles: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Irlanda134 , Itália, Japão, Luxemburgo135 , México, Moçambique136 , Noruega, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Uruguai e Venezuela.137No Brasil, segundo o Censo demográfico de 2010, o Espiritismo cresceu do ano de 2000 até 2010, com um expressivo aumento de mais de 60% de seguidores, passando de 2,3 milhões para 3,8 milhões de seguidores,132 tendo a maioria destes, idades entre 50 e 59 anos (3,1%), e na comparação com as demais posições em relação a religião, tendo o maior número de pessoas com taxa de alfabetização (98,6%), ensino superior completo (31,5%) e rendimento acima de 5 salários mínimos (19,7%), além das menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%).133
Brasil
Selo dos Correios em homenagem ao 1º Centenário do Espiritismo (1957).
Um centro espírita em Santa Catarina.
Em 2010, o Brasil possuía cerca de 3,8 milhões de espíritas, de acordo com o último censo demográfico138 de autoria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, realizado no mesmo ano. Com efeito, o IBGE trata os termos Kardecismo e Espiritismo como equivalentes em sua classificação censitária.139
Terceiro maior grupo religioso do País, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior renda e escolaridade, segundo os dados do mesmo Censo. Os espíritas têm sua imagem fortemente associada à prática da caridade. Eles mantêm em todos os estados brasileiros asilos, orfanatos, escolas para pessoas carentes, creches e outras instituições de assistência e promoção social. Allan Kardec, o codificador do Espiritismo, é uma personalidade bastante conhecida e respeitada no Brasil.140 É o autor francês mais lido no país, seus livros já venderam mais de 25 milhões de exemplares em todo o território brasileiro. Se forem contabilizados os demais livros espíritas, todos decorrentes das obras de Kardec, o mercado editorial brasileiro espírita ultrapassa 4.000 títulos já editados e mais de 100 milhões de exemplares vendidos141 . Os livros espíritas lideram o ranking dos mais vendidos nas principais livrarias do país142 .
- Capitais com maior percentagem de espíritas
# | Capital | % da população espírita |
---|---|---|
1 | Florianópolis | 7,3% |
2 | Porto Alegre | 7,1% |
3 | Rio de Janeiro | 5,9% |
4 | São Paulo | 4,7% |
5 | Goiânia | 4,3% |
6 | Belo Horizonte | 4,0% |
7 | Campo Grande | 3,6% |
8 | Recife | 3,6% |
9 | Brasília | 3,5% |
10 | Cuiabá | 3,5% |
Cuba
Após a legalização das religiões em Cuba, houve um renascimento do Espiritismo, que vinha ocorrendo no país desde o século XIX.Segundo dados do Ministério das Religiões, no ano de 2011 em Cuba haviam 400 centros espíritas e mais 200 sendo registrados, tornando o país o segundo país mais espírita do mundo, por número de centros. A Associação Médico Espírita de Cuba é a com o maior número de militantes na Associação Médico-Espírita Internacional.144
Temática espírita na mídia audiovisual
Várias obras com temática espírita, dentre as quais as do médium e filantropo brasileiro Chico Xavier (imagem), já foram retratadas em diversos filmes, seriados e novelas.
Cinema
- Joelma 23º Andar (1979), filme brasileiro dirigido por Clery Cunha e protagonizado por Beth Goulart, baseado na obra "Somos Seis" psicografada por Chico Xavier. É o primeiro no país com temática espírita e o único que retratou o incêndio do Edifício Joelma que deixou 179 mortos e mais de 300 feridos (1 de fevereiro de 1974);
- O Médium (1983), filme brasileiro dirigido por Paulo Figueiredo que narra a história de Adriano Jordão, um médico auxiliado espiritualmente em suas cirurgias;
- O Espiritismo - De Kardec aos Dias de Hoje (1995), filme brasileiro com atuação de Ednei Giovenazzi no papel de Allan Kardec e narrado por Aracy Balabanian, traz uma visão geral sobre os preceitos básicos da Doutrina Espírita e sua contribuição para o progresso e a felicidade do ser humano. O filme abrange desde as obras que compõem a Codificação do Espiritismo por Kardec ao Movimento Espírita do momento em que foi oficialmente lançado;
- Eurípedes Barsanulfo - Educador e Médium (2006), filme brasileiro do gênero documentário, dirigido por Oceano Vieira de Melo e narrado pelo ator Lima Duarte. Conta a história de Eurípedes Barsanulfo, um grande expoente do Espiritismo e da Educação Escolar no País;
- Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (2008), filme brasileiro dirigido por Glauber Filho e Joe Pimentel. Narra a história de Bezerra de Menezes, conhecido como "o médico dos pobres" e "o Kardec brasileiro". Nas 27 semanas em que esteve em cartaz, de agosto de 2008 a março de 2009, foi visto por mais de 500 mil espectadores146 ;
- Chico Xavier (2010), filme brasileiro protagonizado por Nelson Xavier e Ângelo Antônio. Narra a biografia do mais famoso e aclamado médium brasileiro Chico Xavier, tendo alcançado a marca de 3,5 milhões de espectadores nos cinemas146 ;
- Nosso lar (2010), filme brasileiro dirigido por Wagner de Assis, com base no livro homónimo ("Nosso Lar") psicografado por Chico Xavier, retrata a vida após a morte na colônia espiritual Nosso Lar. Com trilha sonora composta por Philip Glass, foi distribuído pela 20th Century Fox. Alcançou a marca de mais de 4 milhões de espectadores nos cinemas147 ;
- As Cartas Psicografadas por Chico Xavier (2010), filme brasileiro do gênero documentário, dirigido por Cristiana Grumbach mostrando o testemunho de famílias que receberam notícias de seus entes queridos falecidos por meio de cartas psicografadas por Chico Xavier. Foi selecionado para participar da mostra competitiva do 3º Festival Paulínia de Cinema, para o 38º Festival de Cinema de Gramado e para a 5ª Mostra de Cinema de Ouro Preto148 ;
- O Último Romance de Balzac (2010), filme brasileiro dirigido por Geraldo Sarno, baseado na obra do psicólogo Osmar Ramos Filho chamada "O Avesso de um Balzac Contemporâneo", que consiste em uma análise positiva do livro "Cristo Espera por Ti" psicografado por Waldo Vieira, cuja autoria é atribuída ao espírito de Honoré de Balzac149 ;
- As Mães de Chico Xavier (2011), filme brasileiro dirigido por Glauber Filho e Halder Gomes, com roteiro dos mesmos diretores baseado no livro "Por Trás do Véu de Ísis", de Marcel Souto Maior. Narra a história de três mães que, após perderem os filhos, recorrem a Chico Xavier na esperança de receberem mensagens do plano espiritual;
- O Filme dos Espíritos (2011), filme brasileiro com o roteiro livremente baseado em "O Livro dos Espíritos" (a 1ª obra da Codificação Espírita). Conta a história do psiquiatra Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues), que após perder a mulher vitimada por um câncer, se vê completamente abalado e com vontade de se suicidar até que entra em contato com "O Livro dos Espíritos" iniciando uma jornada em busca de sua felicidade a partir da compreensão da vida espiritual pelo Espiritismo;
- E a Vida Continua... (2012), filme brasileiro dirigido por Paulo Figueiredo, com base no livro homônimo ("E a Vida Continua...") psicografado por Chico Xavier. Narra a trajetória do casal Ernesto e Evelina após a morte física.
Seriados de TV
- The Dead Zone (2001), produzida pela Lionsgate Television e pela CBS Paramount Network Television cujos temas principais são os fenômenos paranormais experiência de quase-morte, psicometria, premonição e retrocognição. O seriado baseia-se no livro homônimo escrito por Stephen King e no filme homônimo dirigido por David Cronenberg;
- Medium (2005), produzida pela NBC cuja personagem principal utiliza sua mediunidade como auxílio a um promotor público na resolução de crimes. O seriado baseia-se na vida da médium norte-americana Allison DuBois, sobretudo em sua obra "Don't Kiss Them Good-Bye"150 ;
- Ghost Whisperer (2005), produzida pela CBS cuja personagem principal - uma médium - auxilia espíritos com "assuntos inacabados" a "fazer a travessia" para a "luz". O seriado baseia-se nas atividades do médium norte-americano James Van Praagh, um dos seus produtores;
- A Cura (2010), microsseriado exibido e produzido pela Rede Globo que retrata o protagonista Selton Mello no papel de um médium de cura que exerce cirurgias espirituais151 ;
- Chico Xavier (2011), microsseriado biográfico exibido e co-produzido pela Rede Globo com produção da Lereby exibido entre 25 e 28 de janeiro a partir do filme homônimo. O seriado conta a trajetória do médium e filantropo Chico Xavier, o maior divulgador do Espiritismo no País;
- A Gifted Man (2011), produzida pela CBS em que um renomado médico cirurgião viúvo tenta mudar sua personalidade após passar a interagir com o espírito de sua falecida ex-esposa152 .
Telenovelas
- Somos Todos Irmãos (1966), produzida pela extinta TV Tupi e inspirada no romance espírita A Vingança do Judeu153 psicografado pela médium russa Vera Kryzhanovskaia;
- A Viagem (1975), produzida pela TV Tupi e inspirada nos romances espíritas Nosso Lar e E a Vida Continua... psicografados por Chico Xavier desenvolvendo uma trama complexa abordando os conceitos de mediunidade, morte, obsessão espiritual, reencarnação e outros. A Rede Globo concebeu um remake dela em 1994154 ;
- O Profeta (1977), produzida pela extinta TV Tupi e também com um remake concebido em 2006, mostra o personagem principal como um médium capaz inclusive de predizer o futuro155 ;
- Anjo de Mim (1996), produzida pela Rede Globo, buscou mostrar a reencarnação e a terapia de vidas passadas por uma ótica espírita154 ;
- Alma Gêmea (2005), produzida pela Rede Globo, narra a história de um casal cuja relação amorosa atravessou reencarnações155 ;
- Escrito nas Estrelas (2010), produzida pela Rede Globo, apresenta muitos temas espíritas tais como a reencarnação, a evolução dos espíritos e a mediunidade156 ;
- Amor Eterno Amor (2012), produzida pela Rede Globo, apresenta forte presença do Espiritismo com inúmeras cenas retratando práticas mediúnicas157 .
Dissidências
Roustainguismo
Para os espíritas que aceitam o binômio Kardec-Roustaing, Jesus teve um corpo "fluídico" no orbe terrestre devido a ser um espírito puro e, portanto, a gênese desse corpo fora por sua vontade psico-magnética, caracterizando-o como agênere158 . Já os espíritas que não aceitam a obra Os Quatro Evangelhos, coordenada por Roustaing, acreditam que Jesus possuía um corpo material igual a de qualquer ser humano encarnado, tendo sua gênese, também, sido igual. Isto é, pela fusão de espermatozoide e óvulo.159 160 161 162
Além disso "Os Quatro Evangelhos", de Roustaing, explicam que os espíritos que faliram pelo ateísmo, pelo orgulho e pelo egoísmo encarnaram em mundos primitivos como criptógamos carnudos (animais), o que representa a doutrina da metempsicose, que não é aceita pelo Espiritismo, haja vista que a doutrina da reencarnação afirma que o Espírito somente reencarna no reino hominal (Humanidade), após sua evolução pelos reinos mineral, vegetal e animal, para os quais não retornará mais.163
Racionalismo cristão
Ramatizismo
Conscienciologia
Renovação Cristã
Referências
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- Maria Lúcia Vannuchi. Um olhar sociológico sobre o espiritismo: trajetórias, ideias e práticas. Estudos de Sociologia (UNESP). Araraquara v.18 n.34 p.250 jan.-jun. 2013
- Alice Beatriz da Silva Gordo Lang. Espiritismo no Brasil. Cadernos CERU (USP), série 2 v. 19, n. 2, dezembro de 2008.
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- Lamont, Peter. The First Psychic: The Extraordinary Mystery of a Notorious Victorian Wizard. [S.l.]: Abacus, 2005. ISBN 0-349-11825-6
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- Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - História do Espiritismo
- DOYLE, Arthur Conan, Sir. The History of Spiritualism, 1th ed. Cassell And Company Ltd. London, 1926.
- Pires, José Herculano. Introdução à Filosofia Espírita (1ª edição). São Paulo: Ed. Paidéia, 1983.
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- CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo. Doutrina Espirita - Texto extraído da FEB
- O Espiritismo. O Consolador Prometido.
- O Livros dos Espíritos. (Parte Primeira) Cap.1, De Deus, Deus e o Infinito. Questão n°1
- HELLERN, Victor; NOTAKER, Henry; GAARDER, Jostein. O Livro das Religiões. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 ISBN 85-7164-994-4 p. 259.
- O Livro dos Espíritos. (Parte Terceira) Cap.1, Da lei divina ou natural, Conhecimento da lei natural. Questão n°625
- O Evangelho Segundo o Espiritismo
- O Espiritismo. Duvidas mais frequentes enviadas a FEB e suas respostas, embasadas na Doutrina Espirita.
- Allan Kardec. O Livro dos Espíritos (em português).
- Allan Kardec. O Livro dos Médiuns (em português).
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- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.9, Bem-aventurados os que são brandos e pacíficos
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.10, Bem-aventurados os que são miséricordiosos
- A Biblia e a Reencarnação
- O que a Biblia diz sobre a Reencanação?
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.4, Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, Ressurreição e Reencanação
- Reencarnação na Bíblia
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- A reencarnação é confirmada pela Bíblia. Cap.9,2
- A Gênese. Cap.17, Predições do Evangelho, Juízo Final
- O Trigo e o Joio
- Parábola do Joio e do Trigo
- Parabola da Ovelha, da Dracma e do Filho Pródigo
- A Parábola do Filho Pródigo
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- iG São Paulo (29/06/2012). IBGE: com maior rendimento e instrução, espíritas crescem 65% no País em 10 anos (html). Último Segundo › Brasil. Página visitada em 15-12-2012. "(...)os adeptos do espiritismo possuem as maiores proporções de pessoas com nível superior completo (31,5%) e taxa de alfabetização (98,6%), além das menores percentagens de indivíduos sem instrução (1,8%) e com ensino fundamental incompleto (15,0%). O espiritismo também foi uma das religiões que apresentaram crescimento (65%) desde o Censo realizado em 2000: passaram de 1,3% da população (2,3 milhões) em 2000 para 2% em 2010 (3,8 milhões).(...)Também na posição mais alta quando se analisa rendimento, 19,7% dos espíritas se declararam no grupo das pessoas com rendimento acima de 5 salários mínimos."
- Spiritist Society of Ireland
- Groupe Spirite Allan Kardec
- —União Espírita de Moçambique— —Reformador— FEB: O Espiritismo em Moçambique:. A União Espírita de Moçambique (UNEMO), recentemente unida ao Conselho Espírita Internacional, promoveu reuniões e palestras em Maputo, nos dias 24 a 26 de agosto de 2013, com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e João Pinto Rabelo, respectivamente presidente e diretor da Federação Espírita Brasileira.
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Notas
- Atualmente existem estudiosos espíritas no Brasil que preferem denominar como fenomenologia espírita o estudo e as pesquisas que se referem aos fenômenos do espírito e da mente humana
- Existem várias e várias áreas do conhecimento em que os métodos científicos tradicionais não podem ser aplicados - ou cujos métodos transcendem os definidos pela metodologia científica - e como exemplo pode-se citar a própria Filosofia. Em ambos os casos tais áreas nunca se caracterizam como áreas de estudo científicas, e no caso particular da filosofia e correlatos, a ciência geralmente responde de forma enfática: "Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sabe" (Bertrand Russell); "A filosofia da ciência é tão útil para o cientista quanto a ornitologia para os pássaros" (Richard Feynman) - conforme relatado por Simon Singh - Big Bang (pág. 459. Vide referências).
- "A ciência só pode determinar o que é, não o que deve ser, e fora de seu domínio permanece a necessidade de juízos de valor de todos os tipos" (Albert Einstein); "O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. É por isto que a ciência teve sucesso onde a magia fracassou: porque ela não buscou um encantamento para lançar sobre a natureza" (Jacob Bronowski). Ambas as citações conforme relatado por SINGH, Simon - Big Bang - (pág. 459)
- "... qualquer teoria em Física científica é sempre provisória, no sentido de que é apenas uma hipótese, você nunca pode prova-la em definitivo. Não importa quantas vezes os resultados das experiências estejam de acordo com algumas teorias, não se pode ter a certeza de que na próxima vez o resultado não irá contradizê-las. Por outro lado, você pode refutar uma teoria por encontrar uma única observação que não concorde com as suas previsões" - Stephen Hawking - Conforme publicado em Uma breve história do tempo
- "A ciência só pode determinar o que é, não o que deve ser, e fora de seu domínio permanece a necessidade de juízos de valor de todos os tipos" (Albert Einstein); "O homem domina a natureza não pela força, mas pela compreensão. É por isto que a ciência teve sucesso onde a magia fracassou: porque ela não buscou um encantamento para lançar sobre a natureza" (Jacob Bronowski). Ambas as citações conforme relatado por SINGH, Simon - Big Bang - (pág. 459)
- Léon Denis escreveu: "O ideal que proclamam as vozes do mundo invisível não é diferente daquele do fundador do cristianismo". René Kopp também escreveu: "O Espiritismo será cristão ou nada será". Mais detalhes sobre esta percepção podem ser obtidos em O Espiritismo Cristão.
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.15, Fora da Caridade não há salvação, O mandamento maior -Texto Bíblico- "Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: -Mestre, qual o grande mandamento da lei? - Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. -Esse o maior e o primeiro mandamento. -E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. -Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.15, Fora da Caridade não há salvação, Necessidade da caridade, segundo Paulo (o apostolo) -Texto Bíblico- "Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver caridade, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine; -Ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse a fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou. -E, quando houver distribuído os meus bens para alimentar os pobres e houvesse entregado meu corpo para ser queimado, se não tivesse caridade, tudo isso de nada me serviria. A caridade é paciente; é branda e benfazeja; a caridade não é invejosa; não é temerária, nem precipitada; não se enche de orgulho; -não é desdenhosa; não cuida de seus interesses; não se agasta, nem se azeda com coisa alguma; não suspeita mal; não se rejubila com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo suporta, tudo crê, tudo espera, tudo sofre. Agora, estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade permanecem; mas, dentre elas, a mais excelente é a caridade." (PAULO - 1ª Epístola aos Coríntios, cap. XIII, vv. 1 a 7 e 13.)
- O Evangelho Segundo o Espiritismo. Cap.4, Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo, Ressurreição e Reencanação -Texto Bíblico- "Quando o homem está morto, vive sempre; acabando os dias da minha existência terrestre, esperarei, porquanto a ela voltarei de novo." (JOB, cap. XIV, vv. 10,14) (ID. Versão da Igreja grega) -Texto Bíblico- "Mas, quando o homem há morrido uma vez, quando seu corpo, separado de seu espírito, foi consumido, que é feito dele? -Tendo morrido uma vez, poderia o homem reviver de novo? Nesta guerra em que me acho todos os dias da minha vida, espero que chegue a minha mutação." (JOB, cap. XIV, vv. 10,14) (ID. Tradução de Le Maistre de Sacy) -Texto Bíblico- "Quando o homem morre, perde toda a sua força, expira. Depois, onde está ele? -Se o homem morre, viverá de novo? Esperarei todos os dias de meu combate, até que venha alguma mutação?" (JOB, cap. XIV, vv. 10,14) (ID. Tradução Protestante de Osterwald)
- A FEB traduziu e publicou a obra em português conforme está no original em inglês —The History of Spiritualism— desta forma para evitar a confusão inerente em algumas editoras, que substituíram o titulo original da obra por "A História do Espiritismo". Em inglês "Spiritualism" significa Espiritualismo, e não Espiritismo, este último termo em inglês é escrito "Spiritism".
- FEB - Obras Básicas do espiritismo na íntegra
- Allan Kardec. O Livro dos Espíritos (em português).
- Allan Kardec. O Livro dos Médiuns (em português).
- Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo (em português).
- Allan Kardec. O Céu e o Inferno (em português).
- Allan Kardec. A Gênese (em português).
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